sexta-feira, 7 de junho de 2013

Posted: 20 May 2013 08:03 PM PDT
Hey, what’s up? Aqui é o Diego, do Inglês Com Rock, trazendo novamente mais algumas dicas de inglês com música para você que quer ficar ainda mais com o inglês mais na ponta da língua. Neste artigo, contínuo mostrando a você como aprender inglês através da música pode ser fácil e divertido; e melhor, sem precisar sofrer com a gramática. Para isso, vamos continuar falando de chunks of language.
Se você ainda não sabe o que são chunks of language, sugiro que leia as dicas do prof. Denilso no texto Itens Lexicais: Chunks of Language. Você pode também aprender muito mais sobre chunks participando do curso Aprender Inglês Lexicalmente [faça já sua inscrição]. Esse curso é totalmente voltado para o aprendizado de inglês (vocabulário, gramática e desenvolvimento da fluência) por meio de chunks.
Para você aprender como encontrar chunks e como aprender ainda mais inglês com música, escolhi desta vez o super clássico do rock que todo mundo já deve ter ouvido alguma vez na vida: Have You Ever Seen The Rain, da banda Creedence. Para começar, antes de ouvir a música, vamos conferir o primeiro trecho dela:
Someone told me long ago
There’s a calm before the storm
I know, it’s been comin’ for some time

Para que a ideia de aprender os chunks funcione bem, e de quebra você aprenda também a gramática de modo natural, a dica é a seguinte: não analise as sentenças palavra por palavra e nem se preocupe tanto com as regras gramaticais. Na dica Aprender Inglês Ouvindo Música, o prof. Denilso falou sobre isso.
Observe que no primeiro verso nós temos a sentença someone told me. Interprete a sentença por completo. Veja: alguém me disse / alguém me falou / alguém me contou. Depois é só usar sua criatividade e substituir o final – long ago – por outras palavras, para expressar ideias diferentes. Veja alguns exemplos:
§  Someone told me that you are married now. (Alguém me falou que você está casado agora.)
§  Someone told me that the new Iron Man movie is going to be awesome! (Alguém me disse que o novo filme do Homem de Ferro vai ser maneiro!)
§  Someone told me there’s a girl that fell in love with me. (Alguém me contou que há uma garota apaixonada por mim.)

Como você pode perceber, podemos criar várias outras frases que podem ser úteis em algum momento do nosso dia a dia ao conversarmos com alguém a partir desses chunks.
Vamos conferir alguns chunks do famoso refrão da canção agora. Veja os versos:
I wanna know, have you ever seen the rain?
 I wanna know, have you ever seen the rain
Comin’ down a sunny day?

No primeiro verso, encontramos o chunk I wanna know, que significa eu quero saber, mas que também pode ser interpretado como eu quero conhecer, dependendo do contexto em que estiver sendo utilizado. É válido lembrar que wanna é o mesmo que want to, porém é uma forma que faz parte da linguagem informal do inglês. Veja alguns exemplos de frases que podemos criar a partir deste chunk:
§  I wanna know your name. (Eu quero saber seu nome.)
§  I wanna know what time it is. (Eu quero saber que horas são.)
§  I wanna know what you do for a living. (Eu quero saber o que você faz pra ganhar a vida.)
§  I wanna know who did this. (Quero saber quem fez isso.)
§  I wanna know what you told her. (Quero saber o que você disse a ela.)

Ainda no primeiro verso do refrão e também no segundo, temos o chunk have you ever seen, cujo significado é você alguma vez já viu. Utilizando a própria frase do refrão, podemos aprender uma frase com este chunk: have you ever seen the rain? (você já viu a chuva alguma vez?). Veja mais alguns exemplos de frases que podemos criar mantendo o chunk e apenas trocando a última palavra por outras:
§  Have you ever seen someone burst into happy tears? (Você alguma vez já viu alguém chorar de felicidade?)
§  Have you ever seen the rain coming down on a sunny day? (Você alguma vez já viu a chuva caindo em um dia ensolarado?)
§  Have you ever seen someone do such a thing? (Você alguma vez já viu alguém fazer uma coisa dessa?)

Agora que já conhecemos alguns chunks of language presentes na música, que tal você tentar encontrar outros e postá-los na área de comentários abaixo? Para facilitar, você poderá ler a letra da música no site Vagalume. Caso queira identificar os chunks listados acima e reconhecer outros, veja o vídeo da música abaixo. Tenho certeza que aprender a encontrar chunks em músicas é uma forma muito mais divertida de aprender inglês com música. Vale a pena experimentar! Good luck!

Nenhum comentário:

Postar um comentário